domingo, 9 de janeiro de 2011

ALIVIANDO A BAGAGEM

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.  Mt. 11: 28 - 30

Uma das razões por que não conhecemos profundamente a Deus é que não nos aventuramos muito em seu compromisso de carregar os nossos fardos. Conhecer a Deus com um senso de realidade pessoal autêntica não é uma simples questão de estudar. É uma questão de andar com Deus através do fogo e não ser queimado. É uma questão de não ser esmagado por um fardo, porque Ele o leva por você, ao seu lado.
O que, então, Deus leva?
1. DEUS TEM LEVADO OS NOSSOS PECADOS.
O meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si (Is 53.11). Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos (Hb 9.28). Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados (1 Pe 2.24).
Crer nesta verdade e experimentar seu efeito libertador é crucial para a vida agora. Sentimentos de culpa não têm a palavra final! Crer nesta verdade também é crucial para a hora de nossa morte. O aguilhão da morte é o pecado, mas graças sejam dadas a Deus, porque esse aguilhão foi removido. É igualmente crucial para nosso gozo eterno. A obra de Cristo em carregar nossos pecados nos assegura uma compensação eterna para todas as supostas “perdas” nesta vida de amor sacrificial.
Esta confiança é o fundamento de conhecermos a Deus.
2. DEUS SE COMPROMETE A LEVAR NOSSAS ANSIEDADES.
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1 Pe 5.7).
A única outra passagem bíblica onde ocorre a palavra grega traduzida por “lançar”, neste versículo, é Lucas 19.35, onde lemos: Então, o trouxeram e, pondo as suas vestes sobre ele, ajudaram Jesus a montar. Os discípulos puseram suas vestes sobre o jumentinho, para que Jesus o montasse.
Que tipo de ansiedade Deus almeja tirar de nossas costas e levar por nós? Todo o tipo de ansiedade. Por exemplo.
ANSIEDADES A RESPEITO DE NECESSIDADES (Fp 4.4-7 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus).
 INUTILIDADE (Is 55.11 assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei).
FRAQUEZA (2 Co 12.9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo).
DECISÕES (Sl 32.8 Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho).
ADVERSÁRIOS (Rm 8.31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?).
AFLIÇÃO (Sl 34.19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra. Rm 5.3-5 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado).
VELHICE (Is 46.4 Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei).
MORTE (Rm 14.7-9 Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos).
INCERTEZA DE PERSEVERANÇA (Fp 1.6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Hb 7.25Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles).
Como você pode se sentir calmo em um dia agitado, com tantas incertezas sobre o amanha, a resposta seria algo assim: “Lancei sobre o Senhor nesta manhã toda minha ansiedade”. Existe um hino que o grupo logos canta que diz assim: e teu somente teu todo trabalho e meu trabalho é descansar em ti.
3. DEUS SE COMPROMETE A LEVAR NOSSOS CUIDADOS.
Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado (Sl 55.22).
A palavra hebraica traduzida por “cuidado”, neste versículo, pode ser traduzida por quinhão. Qual é o seu quinhão hoje? O que a providência de Deus lhe trouxe? Em última instância, isto procede do Senhor. Ele o levará por você. Este quinhão não tem o propósito de esmagá-lo ou arruiná-lo. Tem o propósito de provar sua confiança em Deus para carregá-lo por você. (Veja Salmos 16.5 O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte, 63.8).
4. DEUS SE COMPROMETE A LEVAR A CAUSA DA JUSTIÇA POR NÓS.
Ele [Jesus], quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente (1 Pe 2.23).
Em quase todos os relacionamentos da vida, você será tratado com injustiça. “Jesus nunca nos chamou para uma luta justa” (George Otis Jr).
Como você não se sentirá amargurado? Deixando que Deus leve a sua causa e acerte as contas quer na cruz, quer no inferno. Pedro disse que Jesus lidou com os atos errados praticados contra Ele entregando-se a Deus, que julga todas as coisas com justiça. Deus administrará a nossa causa. “A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Rm 12.19). Lhe entregue sua causa. Prepare-se para ser tratado com injustiça, quer seja alguém furando a fila à sua frente quer seja alguém dando falso testemunho a seu respeito em um tribunal.
5. DEUS SE COMPROMETE A LEVAR VOCÊ — TODA A SUA VIDA.
Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vós, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno. Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei (Is 46.3-4).
(Veja também Êx 19.4 Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim. Sl 18.35 Também me deste o escudo da tua salvação, a tua direita me susteve, e a tua clemência me engrandeceu. Sl 94.18 Quando eu digo: resvala-me o pé, a tua benignidade, SENHOR, me sustém).
A vida cristã é uma vida de ser levado, desde o começo até ao final. Nós trabalhamos, mas, na realidade, é Deus quem trabalha em nosso íntimo (1 Co 15.10 Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.).
CONCLUSÃO
Venham a Ele, todos os que trabalham arduamente e estão sobrecarregados, e encontrem descanso para a alma.
Aprofunde sua comunhão com Deus e conheça-O melhor, aventurando-se mais em seu compromisso de levar você e todas as suas inquietações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário